Human-Centered Leadership

Esta semana deparei-me com mais uma expressão de liderança que ainda não tinha lido: Human-Centered Leadership. A sigla é HCL.

A tradução automática apresenta o conceito de "liderança centrada no ser humano" (na pessoa, diria eu).

Bastou-me ler o resumo e comecei logo a lucubrar.

Faço uma pesquisa online simples e deparo-me com este artigo: Leclerc, L., Kennedy, K., & Campis, S. (2020). Human-centered leadership in health care: An idea that's time has come. Nursing Administration Quarterly44(2), 117-126.

Holisticamente o conceito de health care e do métier de muitas organizações poderão ter o o mesmo propósito: servir / cuidar do próximo.

Estaremos perante mais um modelo de liderança (aqui têm dezenas de modelos - datado de 2020).

Este modelo será relevante para todos os níveis de liderança, e acolherá a perspetiva de mudança a partir do "interior da organização".

A HCL reconhecerá a experiência / especificidade e o valor dos que servem no point of care. Direi que em qualquer organização o modelo reconhecerá o trabalho e o valor dos "operacionais" e dos demais que estão na 1ª linha.

A HCL começa com foco na autoconsciência, autocompaixão, autocuidado e atenção plena enquanto se concentra nos outros (nos "clientes") através da demonstração características de um "Despertador" (Awakener), de um "Conector" (Connector) e de um "Defensor" (Upholder).

A HCL, como um Conector, constrói o sentimento de pertença e cria um ambiente de trabalho saudável. Muita literatura comprova esta afirmação.

As características do Despertador referem-se ao desenvolvimento da equipa através de planos de desenvolvimento pessoal e do empoderamento dos seus membros no processo de tomada de decisão. O resultado é uma equipa profissionalmente preparada que oferece resultados relevantes. A cultura organizacional, o princípio da legalidade e mais alguns conceitos de Gestão ou de Administração Pública tornarão estas características um desafio organizacional.

As mudanças sustentáveis e resultantes da "Liderança Centrada na Pessoa" serão concretizadas através do desenvolvimento de Culturas de Excelência, de Confiança e de Cuidado / Servir. Os conceitos de melhoria contínua, de empoderamento e preocupação genuína pelo próximo (da organização ou fora dela) serão os pilares de novas culturas organizacionais alavancadas pela HCL.

Como Defensor, a HCL reconhece a humanidade nos outros e traz o que há de melhor neles. A demonstração de preocupação sincera por aqueles que servem / cuidam produz uma maior satisfação da equipa e, por sua vez, nos "clientes". Será a humanização interna que extravasará para a sociedade.

Um tema a acompanhar e aprofundar.