Mentoring e coaching: quais são as diferenças?

Grandes líderes estão constantemente à procura de maneiras eficazes de apoiar as suas equipas. Por meio de abordagens como mentoring e coaching, ajudam a melhorar o desempenho e a aumentar a produtividade da sua equipa. No entanto, que tipo de suporte é que a sua equipa realmente precisa?

Estes termos são frequentemente usados ​​de forma indiferenciada porque as suas abordagens tendem a se sobrepor. No entanto, é importante entender as diferenças entre estas e garantir que o estilo de liderança e de apoio sejam o mais benéficos possível para os membros da equipa.

O tipo de apoio depende das características dos membros da equipa, de como eles aprendem com mais eficiência e também dos seus próprios pontos fortes e fracos. Por exemplo, alguns funcionários podem preferir aprender por meio de coaching em grupo, enquanto outros ganharão mais valor com relacionamentos de mentoria individual.

MENTORING

Mentoring é um processo em que um profissional experiente oferece conselhos e saber a um funcionário "mais novo". Os mentores atuam como consultores, respondendo a perguntas ou preocupações do mentorado, ao mesmo tempo que são fontes de informações nesse setor específico em que trabalham.

O principal objetivo do mentoring é ajudar a desenvolver a carreira de um indivíduo e ajudá-lo a ter sucesso na sua função.

COACHING

Coaching é o processo de motivar e inspirar as pessoas a atingirem o seu potencial máximo. O coaching visa mudar a forma de pensar e o comportamento das pessoas para melhorar o desempenho, a cultura organizacional e os relacionamentos. Além disso, o coaching também é usado para formar os funcionários em competências como comunicação, liderança, trabalho em equipa e gestão do stress, que contribuem para ganhos organizacionais gerais.

Para ajudar os indivíduos a atingir seu maior potencial pessoal e profissionalmente, um coach deve ser capaz de compreender as necessidades do coachee.

O papel de um coach não é ser o especialista no assunto, mas ser o guia para libertar o potencial do indivíduo – pois o coaching envolve a crença de que o indivíduo tem as respostas para seus próprios problemas dentro de si.

O coaching tem natureza de prazo definido, pois é necessário apenas para ajudar os indivíduos a atingir determinados objetivos. No entanto, certos indivíduos podem participar em diferentes programas de coaching ao longo do tempo para continuar a desenvolver várias competências.

O mentoring pode ser de prazo mais prolongado, o coaching tem um prazo definido. O mentoring é muito diretivo, o coaching é menos diretivo.

Líderes e organizações visionárias entendem o impacto transformacional do coaching e estão a substituir as estruturas tradicionais de gestão hierárquica por um estilo de gestão de coaching e cultura de coaching.

Ficou com curiosidade ou quer embarcar numa aventura de coaching? Contacte-me.